(24) 24424213 ou 24422840, Rua José Alves Pimenta, 890 Matadouro, Barra do Piraí, RJ    

22/09/2017

Que é o discipulado?

Há um clamor na igreja evangélica moderna pelo discipulado. Em vários lugares no mundo, o povo de Deus está sendo desafiado. Várias denominações estão repensando sua forma de ser igreja, a partir de algumas constatações:

1. Há um crescente aumento de pessoas frequentando as igrejas. Pessoas que jamais imaginaríamos, hoje estão, no mínimo, participando dos cultos. Muitos estão fazendo sua decisão de aceitar a Cristo. O crescimento numérico da igreja evangélica é um fato, percebido até mesmo pelos que não fazem parte do segmento evangélico.

2. Se de um lado há o crescimento numérico, por outro lado há um êxodo, isto é, se muitos entram pela porta da frente, outros tantos, e muitos, saem pela porta dos fundos, seja pela volta a vida velha, ou pelo desânimo.

Diante de tais fatos, constata-se que, enquanto nos empenhamos em evangelizar, nos perdemos em consolidar e cuidar bem das pessoas que se convertem ou mesmo aquelas que ainda não se converteram, mas sinalizam para esta direção. Consolidar não é apenas dar instrução bíblica, mas muito mais do isso é cuidar da pessoa, para que ela se sinta amada. Historicamente nos perdemos no desafio de consolidar, entregando esta tarefa aos pastores que, sobrecarregados, não conseguem fazê-lo, gerando frustração nos pastores, murmúrio nos crentes que não são atendidos, mas acima de tudo a perda de muitas pessoas que são valiosíssimas para Deus e que por não serem acompanhadas sucumbem. Penso que o Senhor da igreja está nos conduzindo a este retorno ao modelo do Novo Testamento e como consequência, estamos no limiar de vivermos um crescimento saudável da igreja com muitas pessoas sedentas de Deus e que precisam da ação amorosa da igreja de Cristo.

Não se trata de um modismo. Não é mais uma onda, e mesmo que fosse, tendo fundamentação na Palavra, sempre valerá a tentativa de fazer diferença, mais do que o comodismo de nada fazer. Só consegue quem ousa, e ousar é sair da zona de conforto e entrar na zona de consolo.

Este é o meu desafio a esta amada igreja do Senhor que caminha para completar 38 anos de história nesta cidade. Há muitos que precisam de Cristo e é nosso dever cumprir a ordem do Mestre de fazer discípulos de todas as nações.

Conto com você.

Paz do Mestre.

Seu pastor.

Outros Links