(24) 24424213 ou 24422840, Rua José Alves Pimenta, 890 Matadouro, Barra do Piraí, RJ    

17/08/2018

Terminem a Minha Casa.

Neemias 4: 6.

O título da pastoral de hoje é a palavra que o Senhor me incumbiu de transmitir à Sua igreja, tomando como base a história e Neemias. A experiência vivida pelo povo de Deus, ao tempo de Neemias, se assemelha em muito a nossa experiência nesse tempo presente. Deus deu uma visão a Neemias acerca de Jerusalém. A cidade mais importante do cenário religioso Judaico estava destruída, e seu povo em grande aflição e opróbrio. 1:3. Neemias enfrentou todo tipo de ação inimiga, sempre com o mesmo fim: FAZER CESSAR A OBRA. 4:11. Os princípios aplicados por Neemias resultaram no progresso da obra de Deus. Se desejarmos fazer diferença no nosso tempo, como igreja relevante num momento de crescente descrédito da igreja evangélica no Brasil, precisamos, urgentemente, entender e praticar os princípios de Deus que garantiram vitória para o Seu povo no passado.

I. Precisamos manter o foco. 6:2-3

“Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer. Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco”. 6:3

Foco é o alvo concentrado. Nosso “negócio” é ganhar almas, e no processo de fazer disso uma realidade, Deus nos deu a visão de construirmos um templo para Sua glória. Quem tem acompanhado a trajetória dessa igreja sabe que isso só tem sido possível, porque o Senhor tem dado a visão e também a provisão. Há o foco permanente e o foco temporário. Nosso foco permanente é a salvação de muitos. Nosso foco temporário é a construção do templo. Assim como reconstruir os muros era algo temporário, construir o templo também é algo temporário. O problema está no fato de que, por não nos dedicarmos e cooperarmos, transformamos o que é temporário em permanente. A luz concentrada é capaz de cortar o aço. A água concentrada é capaz de cortar um metal. A igreja concentrada é capaz de triunfar em qualquer circunstância. 

II. Precisamos manter a unidade.

Manter a unidade é ação concentrada.

O coração do povo se inclinava a trabalhar. 4:6 “Grande e extensa é a obra, e nós estamos separados no muro, longe uns dos outros”. 4:19. É possível ter foco concentrado e ação pulverizada. Sabemos para onde devemos ir, mas cada um vai para um lado. Precisamos ter atenção e cuidado para que tudo que venha comprometer a unidade da igreja seja erradicado do nosso meio. É hora de concentrarmos nosso esforço na direção daquilo que Deus deseja que façamos nesse momento. Repito, o Senhor manda: Terminem a Minha Casa. Não tenho desejo de convencer ou persuadir ninguém. Meu dever é de transmitir a ordem de Deus. E isso o faço com toda convicção. As coisas feitas ao modo de Deus, contam sempre com os recursos de Deus. Afinal, Ele é o dono da obra e da igreja.

III. Precisamos manter a vigilância. 4:13.

Vigilância é ATENÇÃO CONCENTRADA. Há um risco que corremos quando pensamos que tudo está indo bem. Deixar de fazer o que é mais importante. Em todo o tempo, Neemias se pôs a orar. Ainda que tivesse todo planejamento para a reconstrução dos muros de Jerusalém, não deixou de lado o que era mais importante – a oração. A grande verdade é que não somos um povo de oração. Até falamos em oração, mas oramos pouco. A maioria de nós tem uma vida de

oração medíocre e pobre. Não oramos tanto quanto precisamos e tão pouco quanto devemos. Neemias orou, mas também vigiou. Lembremo-nos sempre que “O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA”. Mais do que nunca, este deve ser tempo de vigilância, de maturidade, de oração, para que a igreja de Deus seja relevante e cumpra com ousadia sua missão no mundo.

Pense nisso.

Seu pastor.

Outros Links