(24) 24424213 ou 24422840, Rua José Alves Pimenta, 890 Matadouro, Barra do Piraí, RJ    

21/03/2019

A eterna aliança misericordiosa de Deus

Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra. Gênesis 9.16

No devido tempo as águas do dilúvio retrocederam, e todos os ocupantes da arca — pessoas e animais — desembarcaram. A seguir, Noé edificou um altar e ofereceu ofertas queimadas sobre ele, simbolizando a dedicação da sua nova vida a Deus. Já antes do dilúvio, olhando para o futuro, Deus tinha dito a Noé: “Com você estabelecerei a minha aliança” (6.18). Então depois do dilúvio ele o confirmou (9.8-11).

“Aliança” é uma palavra-chave na Bíblia. Denota uma solene promessa de Deus na qual ele toma uma iniciativa de imerecida misericórdia. A promessa da aliança de Deus logo depois do dilúvio tinha um lado afirmativo e outro negativo. A negação foi feita cinco vezes sucessivas. Deus disse para si mesmo: “Nunca mais” (8.21; 9.11, 15).

A esta promessa negativa, Deus acrescentou uma bênção afirmativa, na qual ele repetiu seu mandamento original de quatro ênfases: frutificar, multiplicar, encher a terra e dominá-la (9.1, 7). Ele renovou o compromisso com a sua criação. Além disso, prometeu que, enquanto a terra existisse, o ciclo anual das estações (tempo de semear e tempo de colher, frio e calor, inverno e verão) e a sequência de dia e noite nunca acabariam. Toda forma de vida depende, de alguma maneira, da regularidade desses ciclos, e sempre foi assim, mesmo antes de se saber que eles resultam dos movimentos da terra em torno de si mesma e em torno do sol. A Marinha Real inglesa tinha bastante confiança nisso. Certa vez enviou a seguinte orientação: “A frota vai zarpar ao nascer do sol, e o sol nascerá às 5h52min”.

Deus se manteve fiel à sua aliança, a qual ele assinou e selou com o arco-íris (v. 12, 17). Em contraste com o escuro cenário de um céu ameaçador, a luz e a beleza desse fenômeno aparecem, unindo céus e terra. De forma parecida, o apóstolo João viu o trono de Deus envolto por um arco-íris, pois ele governa o mundo com misericórdia (Ap 4.3).

Leitura recomendada: Gênesis 8.20-22; 9.1, 7-17

Outros Links