(24) 24424213 ou 24422840, Rua José Alves Pimenta, 890 Matadouro, Barra do Piraí, RJ    

31/05/2019

Como Tomar Decisões Inteligentes

Sucesso! No local de trabalho todos nos esforçamos para obter sucesso. Existem muitas pseudo-fórmulas para se alcançar o sucesso, mas, essencialmente, sucesso é fazer escolhas inteligentes. F. W. Boreham disse: Tomamos decisões e, depois, elas nos moldam. Por isso, cada decisão envolve um elemento de risco. Nem sempre podemos prever o resultado. Está lidando com decisões difíceis nestes dias? Tente seguir estes oito passos para tomadas de decisão, extraídos do livro de Provérbios na Bíblia:
Passo 1 ORE POR ORIENTAÇÃO! (Princípio da Inspiração):

Comece pedindo a Deus que o auxilie a decidir segundo a Sua perspectiva do problema. A nossa intuição frequentemente é errada. Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria (de Deus) não corre perigo (Provérbios 28:26).

Passo 2 OBTENHA OS FACTOS! (Princípio da Informação).

Não tome decisões na ignorância. Em primeiro lugar, procure munir-se do máximo de informações relevantes que lhe for possível. Todo o homem prudente age com base no conhecimento (Provérbios 13:16). Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento (Provérbios 23:23).


Passo 3 PEÇA CONSELHOS! (Princípio da Consultoria).

 Se possível, fale com alguém que já tenha corrido o mesmo risco. É sábio aprender pela experiência, mas é ainda mais sábio aprender com a experiência de outros! Desta forma, evita-se aprender tudo da maneira mais difícil. Os projetos que se fazem devem ser amadurecidos com reflexão. Não se vai à guerra sem se ter refletido no que se faz (Provérbios 20:18). O homem inteligente adquire conhecimentos; o sábio procura palavras instrutivas (Provérbios 18:15).


Passo 4 ESTABELEÇA A SUA META! (Princípio da Seleção).

Certifique-se de que compreende a razão e o propósito da decisão que está prestes a tomar. Não persiga dois coelhos ao mesmo tempo. O alvo do inteligente é a sabedoria; mas os olhos do insensato estão nas extremidades da terra (Provérbios 17:24).


Passo 5 CALCULE OS CUSTOS! (Princípio da Avaliação).

A isto se chama risco calculado. Pergunte a si mesmo: (1) Isto é necessário? (2) Quanto vai custar em tempo, energia e dinheiro? (3) Vai valer a pena? É uma armadilha consagrar algo precipitadamente, e só pensar nas consequências depois que se fez os votos (Provérbios 20:25).

Passo 6 FAÇA PLANOS PARA ENFRENTAR PROBLEMAS! (Princípio da Preparação).

Lembre-se da Lei de Murphy (“se algo pode dar errado, vai dar”) e lembre-se que Murphy era um otimista! Não ignore os problemas – eles não o vão ignorar a si! Sendo assim, esteja preparado. Quem sai à guerra precisa de orientação (Provérbios 20:18). O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências (Provérbios 22:3).


Passo 7 – ENFRENTE OS SEUS MEDOS! (Princípio da Confrontação).

Ter medo não é sinal de fraqueza, é sinal de humanidade. Coragem não é ausência de medo, mas, sim, seguir em frente apesar dos medos. Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro (Provérbios 29:25).

Passo 8 TOME A DECISÃO! VÁ EM FRENTE! (Princípio da Iniciação).

É neste ponto que deve parar de falar e passar a agir. É preciso começar. Consagre ao Senhor tudo o que faz, e os seus planos serão bem-sucedidos (Provérbios 16:3).

Texto de autoria de Rick Warren , escritor e conferencista, autor do best-seller “The Purpose-Drive Life” (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas em todo o mundo. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação por Heike Gomes.
Questões Para Reflexão ou Discussão

Outros Links